• Home
  • Da tortura ao fitness

Notícia

Da tortura ao fitness

29/09/2016

Você sempre achou uma tortura caminhar minutos nas esteiras ergométricas? Fique sabendo que muito antes da explosão fitness as esteiras ergométricas eram verdadeiras máquinas de tortura.
Como citado no site Histoy “as esteiras de ginastica em que hoje milhões de pessoas se exercitam, surgiu ao mundo como um cruel método de tortura. Na essência, correr sem sair do lugar pode ser algo capaz de enlouquecer alguém dependendo da duração do exercício e como é realizado.

No século XIX, as esteiras foram concebidas para atormentar os presos, a força que eles criavam nessa época tinha utilidades praticas, movimentava moinhos, moía grãos e bombeava água, além da tortura dos criminosos. Criada em 1818 por William Cubitt, ela consistia em uma grande roda de moinho que era pisada por um grupo de prisioneiros, fazendo-a girar. A rotação em si os obrigava a continuarem se movendo: quem parasse, caía debaixo da roda. E os detentos britânicos só acordaram desse pesadelo em 1898, quando o sistema foi retirado das prisões por causa de sua brutalidade.”

 

Fonte: http://seuhistory.com/noticias/da-tortura-ao-fitness-real-origem-da-esteira-de-corrida/ Gizmodo
Imagem via PBS